quinta-feira, 26 de julho de 2012

1, 2, 3, 4... Sequências e Consequências Conectando o Desconexo



Nas sequências e consequências da vida nem sempre conseguimos perceber a relação entre os fatos e ações, entre o antes e o depois, sejam eles reais ou imaginários. Alguns acontecimentos imprimem marcas que vão se conectando com outras realidades, em outros tempos e adquirem uma importância enorme devido à noção que se tem do real. 

As sequências e consequências de encontros e desencontros por vezes edificam, por vezes desvirtuam o indivíduo, grupo, família, comunidade. 

As sequências e consequências do diálogo, da partilha, do entretenimento, do inventário da vida, constroem unidade, familiaridade, parceria, cumplicidade entre indivíduos e grupos. 

Quando olhamos sozinhos para uma direção ou situação, muitas vezes retemos nossa impressão que então se deturpa em meio á imaginação e, na sequência e consequência dos fatos, vai escapando-nos aos poucos a noção do real e nos embaraçamos. 

Mas quando olhamos juntos e partilhamos nossa percepção, vamos como que nos conectando com a realidade um do outro e, nas sequências e consequências dos acontecimentos nos descobrimos. 

Nas sequências e consequências do Amor, o Divino assume formas, cores e dimensões. Cria laços, edifica a história, abre caminhos, transcende o real, e a vida acontece. 

Tudo são sequências e consequências... Tudo surge e ressurge deste eterno movimento. Mesmo quando rompemos com a sequência, ainda assim, ela se insurge noutra frequência ou se torna latência e, no momento oportuno, ela nos distrai e conecta-se novamente a algum segmento, ação, assume outra dimensão e recupera o movimento. Ui! 


Sonia Arnold 




3 comentários:

  1. Olá Sonia. "Tudo surge e ressurge deste eterno movimento." Que bela construção. Lendo esta passagem lembro-me da ideia do Nietzsche do eterno retorno. Mas, gostaria de comentar um pouco esta ideia de movimento que você traz. Perceber esses movimentos da vida, na minha opinião, é um dos grandes desafios da contemporaneidade, tão marcada pela velocidade, pela necessidade e pela ansiedade. É cada vez mais difícil encontrar espaço-tempo para refletir sobre esses movimentos da vida, sobre essas sequencias e consequencias que vão nos constituindo enquanto sujeitos, cidadãos, pessoa, indivíduo... é a nossa vida que cada vez mais nos escorre entre os dedos.
    Mais uma vez, parabéns pelo excelente texto. E acredito que é a partir do momento que consequimos parar para refletir sobre essas sequencias e consequencias, teremos a oportunidade de fortalecer a potência e a intensidade da vida.

    Abraços,
    Luís Dhein.

    ResponderExcluir
  2. Olá povo! Olá mãe :D ! Lindo texto, parabéns! "Quando olhamos sozinhos para uma direção ou situação, muitas vezes retemos nossa impressão que então se deturpa em meio à imaginação e, na sequência e consequência dos fatos, vai escapando-nos aos poucos a noção do real e nos embaraçamos."
    Talvez por isso é que a vida, e suas sequencias e consequências, seja assim, tão complexa... o ser humano é complexo por si só, imagine-se então, as relações entre humanos. O que não deve nos afastar, pelo contrário...
    E na matemática, olha só que engraçado: COMPLEXO é um número que tem uma parte REAL e uma parte IMAGINÁRIA. Mas esta complexidade, embora não seja concreta, abre muitas, muitas mais possibilidades na resolução de problemas, cálculos,...
    Transferindo isso para a vida: são as nossas complexidades que a tornam bonita... as sequencias e consequências... combinadas com o que trouxe o Luis: tempo de olhar e refletir sobre elas, para que possam nos tornar melhores como pessoas. Assim como na matemática: de que serviria um número imaginário, se não o utilizássemos depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dezinha, amada, real, complexo, imaginário... não me surpreende que justamente este parágrafo tenha te chamado a atenção. A paixão nos leva a perceber fragmentos do objeto amado(números) em quase tudo que vemos. Movidos por esta paixão, somos capazes de ver além das palavras, e é deste transcender que brotam os significados, as aplicações e implicações das coisas e dos números. Olhando por este ângulo, este perder-se, embaraçar-se é realmente fantástico.
      ABRAÇÃO!!!

      Excluir