quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Vocação e Missão

      "Vocação é um chamado de Deus à serviço dos irmãos".
    Acredito que todos nós nascemos vocacionados, predestinados para algo em especial, e que em determinado momento de nossas vidas seremos chamados à missão, à responsabilidade. Nossa consciência nos dirá que temos um trabalho a realizar em prol do outro. Mas até que ponto nós estamos em sintonia com esta consciência? Nascemos e crescemos envoltos a tantas ilusões, contradições e dificuldades, corremos tanto, queremos tantas coisas que... mesmo querendo ser fiéis a nós mesmos, ainda assim, muitas vezes não conseguimos ouvir aquela voz interior que nos aponta o caminho certo, a direção a seguir. Se a ouvimos, duvidamos, porque as vozes do mundo nos levam para outras direções, nos mostram outras possibilidades e acabamos, no mínimo confusos.

     A vida conjugal, chama-nos a nos colocarmos a serviço da felicidade um do outro. A maternidade/ paternidade, chama-nos a nos colocarmos a serviço do bem estar e formação de nossos filhos. A medicina, chama-nos a nos colocarmos a serviço da saúde do povo de Deus. O magistério, chama-nos a nos colocarmos a serviço da formação humana... e assim por diante. Mas, como pais, médicos, professores, esposos(as) e etc.: muitas vezes nossa maior preocupação está em nos sentirmos felizes, realizados, recompensados, este mundo em que vivemos nos leva a crer que isto é fundamental.

     Nos pré- ocupamos muito com tudo isto e nos ocupamos pouco com o verdadeiro fundamento da vida: A missão para a qual fomos vocacionados, e que uma vez cumprida, há de nos dar tudo isto em acréscimo.

     Uma vela acessa gasta toda a cera da qual é formada, consome-se, para dar luz ao mundo, doar-se ao mundo. Esta é a sua função/ missão. Se ela tivesse escolha, talvez optasse por  permanecer a serviço de si mesma, e, seguiria  inteira, interessante e inútil.

    Enquanto vivermos de aparências, na superfície da vida, sem coragem de olhar para dentro de nós e assumirmos um compromisso com a vida, seremos como a vela, que optou por viver para si mesma. 

Sonia Arnold

Um comentário:

  1. Olá Sonia.
    A leitura de seu texto provoca várias reflexões. A forma como a sociedade contemporânea encara a vida. Faz pensar no individualismo tão presente nos tempos atuais, e alimentado por discursos vazios. Eis os tempos da vida líquida - parafraseando o Baumann.
    O exemplo da cera é muito pertinente, acho que escolhestes uma bela imagem para provocar a reflexão.
    E ainda, gostaria de dizer que, a temática da missão sempre mexeu muito comigo. E, certo de algumas discussões teológicas, que a temática suscita, numa perspectiva ecumênica, recuperando a etimologia da palavra que se encontra em duas vertentes: do latim missio e do verbo grego apostéllein, ambas significam "envio", sendo assim acredito que todos somos enviados.
    Somos a priori, todos missionários, no entanto, é preciso coragem e amor para assumir a sua missão. Acho que a missão é uma das razões de ser da Igreja. E, numa perspectiva mais filosófica-teológica, caberia pensar o quanto é importante que cada geração de cristãos reflita, pense e defina o que entende por missão, contextualizando-se com o tempo e o espaço em que se encontra a humanidade.

    Abraços,
    Luís.

    ResponderExcluir